saiba como observar o fenômeno que deixa lua ‘maior’

Redação
Por Redação

Já na definição mensal, como o nome diz, seria uma superlua azul quando o mesmo mês contar com duas luas cheias – e a segunda ganhará esse nome. Essa, sim, deve acontecer apenas em 31 de janeiro de 2037.

Como observar?

Diferença em perspectiva de uma superlua e uma microlua Imagem: Catalin Paduaru

A Lua já estará no céu a partir das 15h45, no lado oposto da que o sol se põe. Mas é mais fácil vê-la ao anoitecer, por volta das 17h50.

Dica 1: quem tiver uma vista desobstruída poderá acompanhar o fenômeno.
É muito simples observar. Basta olhar para a direção leste, ou seja, o lado oposto em que o Sol estiver se pondo, e encontrar a Lua próxima ao horizonte.

Dica 2: atenção ao horário.
O melhor momento para observar a Lua é justamente a primeira hora após nascer, pois ela parece ainda maior, devido aos referenciais terrestres, como prédios e árvores, e pode apresentar belas variações de tonalidade (amarelada, alaranjada e até avermelhada), por causa da interação com a atmosfera. Quando estiver mais alta no céu, ela continuará igualmente ou até mais brilhante — mas nos parecerá menor e bem branca, apenas com o pano de fundo das estrelas. A lua ficará visível até o dia amanhecer, percorrendo o céu de leste a oeste.

Fonte: www.uol.com.br