CASACOR Goiás: artesanato em exposição brilha com apoio do Sebrae | ASN Goiás

Redação
Por Redação

Loja Sebrae de Artesanato: espaço onde peças exclusivas são exibidas e vendidas, refletindo a riqueza cultural do artesanato goiano (Foto Silvio Simões)

O artesanato goiano é um tesouro cultural que se nutre tanto de suas raízes tradicionais quanto das influências contemporâneas. No coração do Cerrado brasileiro, os artesãos preservam técnicas ancestrais transmitidas de geração em geração. Essa tradição é a base sólida sobre a qual a cultura contemporânea se apoia. E os artistas populares e artesãos também se reinventam e exploram novos materiais, técnicas e formas, criando uma ponte entre o passado e o presente.

A influência urbana, as tendências globais e a criatividade individual se entrelaçam nas peças contemporâneas. O resultado é uma fusão harmoniosa de tradição e inovação que enriquece o cenário artesanal goiano e o projeta para o futuro. “As culturas tradicional e contemporânea se misturam e proporcionam uma identidade única que destaca o artesanato goiano no cenário nacional e internacional”, explica a gestora estadual do Programa Sebrae de Artesanato, Daniela Caixeta, que também é responsável pela curadoria das peças que fazem parte de exposições com apoio do Sebrae nas principais feiras do país e na CASACOR Goiás. Nesta última, a instituição está com a Loja Sebrae de Artesanato, com mais de 3 mil peças de cerca de cem artesãos e cooperativas.

Fatinha de Olhos D’Água: artesã goiana conhecida por suas esculturas de imagens sacras feitas a partir da palha de milho (Foto Arquivo Pessoal/Divulgação)

Os artesãos moldam peças únicas, como as esculturas de imagens sacras feitas a partir da palha de milho pela artesã Maria de Fátima Dutra Barros, a Fatinha, de Olhos D’Água, que herdou da avó, Maria das Dores Pereira Dutra, e da mãe, Ana Pereira, o dom de transformar matéria-prima em arte. Já Maicon Soares, artista plástico e artesão, faz arte (esculturas) com metais de descarte como ferro, latão, cobre e bronze e já vendeu mais de 2 mil peças, muitas para o exterior, desde que começou a investir na produção em 2015.

Maicon Soares: artista plástico e artesão que transforma metais de descarte em esculturas únicas (Foto Arquivo Pessoal/Divulgação)

Um pouco de história

No século 18, o território goiano já era habitado por diversos povos indígenas. Nesse período, os colonizadores portugueses chegaram na região, que fez parte do ciclo do ouro na época do Brasil colônia. Durante vários anos, uma grande quantidade de pessoas veio em busca das riquezas, e a miscigenação entre povos indígenas, africanos escravizados e brancos de origem europeia contribuiu para a formação da identidade cultural do estado por uma série de elementos que refletem a história, tradições, costumes e valores.

Já no século 19, a história mostra que houve um fluxo de imigrantes europeus, na sua maioria portugueses, italianos e alemães. Com eles vieram também as tradições e costumes que se mesclaram com os que já viviam na região. Isso contribuiu para a formação da identidade do povo goiano, resultado de um processo histórico complexo e dinâmico.

Da mesma forma que na gastronomia, nas festas, na dança e no folclore, é possível identificar as influências dessa miscigenação; no artesanato não é diferente. A arte em cerâmica, madeira, palha, tecido e bordados é exemplo de técnicas tradicionais que refletem a relação do povo goiano com a natureza e as tradições ancestrais.

SERVIÇO

Loja Sebrae Goiás de Artesanato na CASACOR 2024

Data: até 23 de junho

Local: Avenida T-12, esquina com avenida T-37, nª 20, Setor Bueno, Goiânia (antiga Academia Atlethics)

Artistas citados

Maria de Fátima Barros (Fatinha)

Instagram: @fatinhafibrasefios

Maicon Soares

Instagram: @maiconsoares_escultor

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

Fonte: go.agenciasebrae.com.br