Saúde de Goiânia inicia substituição da vacina oral contra poliomielite por injetável

Redação
Por Redação

Seguindo as orientações do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde, Goiânia inicia o novo esquema vacinal com a vacina inativada poliomielite (VIP). Com isso, a partir desta segunda-feira (23/9), todas as salas de vacinação já não administram mais a vacina por via oral (VOP), conhecida popularmente como ‘gotinha’.

A VIP (forma injetável), já é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida do bebê, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. O reforço com gotinha era feito aos 15 meses e também aos quatro anos. A partir de agora haverá somente um reforço com VIP que será aos 15 meses. A dose aos quatro anos, não será mais necessária.

Conforme a decisão do MS, a substituição da vacina VOP foi baseada em evidências que mostram que a vacina inativada é mais eficiente e segura. “A vacina injetável apresenta menor risco de infecção porque usa vírus inativado, morto, e a VOP utiliza um vírus atenuado, que, em casos raros, pode causar a doença. Estados Unidos de nações europeias já utilizam esse esquema”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Marília de Castro.

Com a mudança, o esquema vacinal no município não será prejudicado, ressalta a diretora. “A nova diretriz, que já havia sido anunciada pelo MS em julho de 2023, portanto já estávamos preparados para essa transição”. A data oficial para o fim da implementação no novo esquema vacinal em todo o país, é 4 de novembro.

As doses da VOP já foram recolhidas das salas de vacinas da rede municipal e serão enviadas ao Estado. “Somando com as doses que tínhamos na rede de frios, devemos devolver um total de 47.340 doses do imunizante”, informa a gerente de Imunização da SMS, Tulyanne Alves.

Novo esquema vacinal

A partir de agora, pais e responsáveis que levarem seus filhos para receber a vacina contra poliomielite nas salas de vacinação da rede municipal de saúde, vão ser informados do novo esquema vacinal.

– 2 meses: 1ª dose injetável (VIP

– 4 meses: 2ª dose injetável (VIP)

– 6 meses: 3ª dose injetável (VIP)

– 15 meses: dose de reforço injetável (VIP)

 

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (SMS)